Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFÓLIO

Vote na próxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteúdo principal

No dia da angústia, encontro meu descanso.


"(..) No dia da angústia, descansarei, quando ele vier contra o povo que nos invadirá com suas tropas'" (Hb 3:16)."

Essas palavras ecoaram dos lábios do Profeta Habacuque em um tempo marcado pela iniquidade, destruição e violência, onde os justos se viam cercados pelos ímpios (Habacuque 1:4). Parecia haver escassez de justiça naquela época. O profeta sentia uma profunda preocupação pelo povo de Israel, que gradualmente perdia sua identidade. O livro se inicia com Habacuque tendo uma visão profética sobre o destino de Israel (O Peso que o profeta Habacuque viu, Hb 1:1). Desde o início, no primeiro verso do primeiro capítulo, o profeta questiona a Deus: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me ouvirás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?" Ele buscava incessantemente por uma resposta divina que parecia não chegar. Quantas vezes nos encontramos nessa mesma situação, onde nossas petições parecem ecoar em um vazio aparente? No texto, percebemos que Habacuque sentia que Deus estava indiferente à depravação do seu povo, que havia desobedecido à Lei, tornando-se impiedoso, enquanto a impunidade e a injustiça dos juízes prevaleciam como sentenças. No entanto, naquele dia, Deus revelou que Judá seria castigado pelos caldeus: "Olhai entre as nações e vede, e maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis quando for contada" (Hb 1:5). DEUS ESTAVA AGINDO!

No entanto, Habacuque ainda se sentia sem resposta. No capítulo 2, para não perder o momento em que Deus falasse, ele se coloca em posição de vigília: "Pôr-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa." Assim como o profeta, devemos nos preparar para ouvir a voz de Deus, permanecendo vigilantes, sem nos distrairmos, certos de que a resposta virá. Há momentos em que precisamos agir como o profeta: "Eis-me aqui, Senhor, aguardando Tua resposta. Não me moverei deste lugar." Essa mensagem pode ser para você que está lendo agora: não basta apenas implorar ou questionar a Deus; devemos nos posicionar como sentinelas atentas, prontas para qualquer sinal, pois a resposta está a caminho! Além disso, podemos dizer a Deus: "Estou aguardando Tua resposta, Senhor. Não me afastarei."

Ao longo da leitura do livro, percebemos que, depois dessa atitude convicta, Deus respondeu. "O Senhor me respondeu e disse: 'Escreve a visão e grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela sua fé. Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos'" (Hb 2: 2-5).

Habacuque encerra o livro com uma oração em forma de cântico, expressando o impacto da resposta de Deus sobre ele: "'Ouvindo isso, meu ventre se contorceu, meus lábios tremeram à sua voz; podridão penetrou em meus ossos, meus membros tremem onde estou. No dia da angústia, descansarei, quando ele vier contra o povo que nos invadirá com suas tropas'" (Hb 3:16).

Que fé tremenda! Estamos preparados para descansar no Senhor no dia da angústia? Devemos agir com essa confiança, como o profeta que declarou: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que falhe a safra de oliveiras, e os campos não produzam colheita; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco e não haja gado nos currais, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" (Hb 3:17-18).

Não é fácil, mas com Deus ao nosso lado, conseguiremos! Ouça o que Deus está dizendo para você! Essa angústia não vai te destruir!


____________________________________________


Escritora do texto Diana Conrado. Todos os direitos reservados à autora.


Diana Conrado, nascida em Ribeirão Preto em 20 de dezembro de 1987, dedica-se ao Senhor através do seu louvor desde os 3 anos. Aos 10 anos, integrou o grupo de louvor de jovens e, posteriormente, tornou-se a primeira tecladista de uma nova congregação no bairro Jardim Juliana, onde a pequena igreja foi fundamental na salvação de mais de 24 jovens. Com seu primeiro livro, "Os Segredos de José: Do Poço ao Sucesso", lançado em 2021, Diana marca um ponto de virada em sua carreira espiritual, testemunhando sobre milagres e oferecendo um guia para mudanças significativas. Atualmente, trabalha em "Disse Sim, e Agora?", destinado a futuras noivas e esposas. Mantendo seu blog, oferece não apenas conteúdo religioso, mas também entrevistas, resenhas e poesias. Com formação em Letras, psicopedagogia e Psicanálise, além de estudos em Jornalismo, Diana continua seu serviço ao reino.

Comentários