Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFÓLIO

Vote na próxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteúdo principal

⚜Malu Castilho no Papo de Papel com Diana Conrado ⚜

⚜Papo de Papel com Diana Conrado


"Tudo posso naquele que me fortalece"


Sábado, noite de 16 de julho de 2016.

Boa noite! Caros leitores, sejam bem-vindos aos Papo de Papel!
  

Narrar uma história não é uma tarefa fácil, mas criar roteiros é uma tarefa mais árdua ainda, pois o roteiro deve trazer além da história contada, mecanismos para que ela seja fielmente desenvolvida, apresentando toda a sua atmosfera.

É com grande alegria que contemplamos em nosso Blog, a presença ilustre da roteirista e escritora, Malu Castilho.

Desejo a todos uma boa leitura! 
 


Malu Castilho: Marilucia Rodrigues de Castilho, apelidada pelas amigas de Malu, nome que uso no dia a dia e no meu trabalho.
Nasci em Salvador Bahia no dia 24-04-1976.
E desde criança já tinha o sonho de ser escritora, e já contava minhas historinhas para meus colegas.
Aos 13 anos mudei com a minha família para o interior de São Paulo onde conheci uma família vizinha de onde eu me inspirei para escrever uma das minhas histórias A CASA DAS SOMBRAS.
Quando adulta retorno a Salvador e começo a tentar divulgar meu trabalho, mas sem conseguir espaço me mudei para Manaus disposta a deixar a carreira pra lá.
Em Manaus resolvi dar outro rumo na minha vida e entrei para a faculdade de arquitetura e trabalhava num escritório, durante 7 anos ouvi as histórias mais incríveis dos Amazonenses e por isso a vontade de escrever voltou com muita força.
De volta a Salvador enquanto fazia figuração em um filme conversei com os atores sobre a dificuldade de divulgar meu trabalho e eles me falaram sobre uma seletiva de uma TV virtual em busca de roteiros, enviei um dos meus roteiros chamado DIA DE FINADOS e com 7 dias recebi a resposta de que fora aprovado.
Fiquei em estado de choque, meu sonho estava se realizando.



*********************************************************************************

Diana Conrado -   Então,  roteirista e escritora…..como se sentiu ao receber o convite para ser entrevistada no Papo de Papel.

Malu Castilho - Senti-me muito honrada, pois acompanho o blog e admiro a Diana Conrado.

 Diana Conrado - Conte-me quem é a escritora e roteirista como pessoa?

Malu Castilho - Sou uma pessoa séria e responsável, apaixonada pelo meu trabalho e com muita vontade sempre de fazer novos amigos, conhecer pessoas e lugares.

Diana Conrado - Onde e quando nasceu?

Malu Castilho - Nasci em Salvador Bahia, no dia 24-04-1976

Diana Conrado -  É casada ou solteira? Têm filhos ou pretender ter?

Malu Castilho - Sou casada, não tenho filhos, mas minha vontade é adotar.

Diana Conrado - Para quais cidades do país já viajou?

Malu Castilho - Nossa, conheço Aracaju, Belo Horizonte e Curitiba, e muitas cidades do interior de São Paulo e conheço o Mato Grosso do Sul.
Morei em São Paulo, em Campinas no interior e recentemente em Manaus.

Diana Conrado - Já fez viagem internacional? Quando e onde?

Malu Castilho - Ainda não, mas sonho demais com Nova Iorque

Diana Conrado -   É formada em quê?

Malu Castilho - Ingressei para cursar arquitetura que amo, mas acabei desistindo da faculdade, mas um dia quero voltar.

Diana Conrado -Em seu tempo de escola gostava de ler e escrever?

Malu Castilho - Muito, tinha cartão de biblioteca renovado sempre, eu sou desse tempo, rs., que era renovado sempre.
Nessa época lia Monteiro Lobato e a clássica série Vaga lume, nesse tempo também conheci uma das minhas escritoras preferidas AGATHA CHRISTIE, através da minha mãe que também era uma devoradora de livros.

Diana Conrado - Era boa aluno? De qual matéria mais gostava, e qual mais odiava?

Malu Castilho - Eu sempre fui da turma dos CDFs, sabe aquela aluna que os professores chamam para tudo, e que os colegas compram trabalhos, sim sou eu.
Muita gente vai achar que eu gostava de Português ou História, mas minhas matérias preferidas eram matemática e física, não tinha nenhuma que eu não gostasse, mas tinha dificuldade em Educação Artística por não ter mão boa para desenho.

Diana Conrado - Quando você soube que queria ser uma escritora e roteirista? Quais foram as suas maiores fontes de inspiração?

Malu Castilho - Escritora desde criança, apaixonada por Agatha Christie, Marcos Rey, José Mauro de Vasconcellos, Stephen King.
Roteirista eu descobri que podia ser na idade adulta, quando uma sobrinha falou- Tia faz um filme de terror. -

Diana Conrado - Conte-me sobre o trabalho de um roteirista.

Malu Castilho - O roteirista cria a história para filmes, seriados, novelas, teatro e etc.
Muita gente confunde nosso trabalho com o de diretor de cinema, mas são duas profissões diferentes.
Também confundem muito roteiro com livros, roteiro tem outra técnica, outra forma de se contar uma história.
Em um livro contamos a história para o leitor, em um roteiro contamos a história para o diretor contar para outras pessoas.

Diana Conrado - Conte-me como foi o inicio da carreira? Quais foram as maiores  dificuldades?

Malu Castilho - Sem dúvidas é muito difícil divulgar nosso trabalho, escrevemos e não temos para onde mandar.
As grandes produtoras preferem sempre roteiristas já consagrados, as pequenas geralmente preferem filmar com seus próprios argumentos.

Diana Conrado - O que jamais você escreveria? O que ainda pretende aventurar-se?

Malu Castilho -Eu procuro não esquecer a ética, jamais escrevo ofensas religiosas, sexuais ou contra grupos sociais, quero fazer comédia.


Diana Conrado -  Você escreve ficção ou sobre realidade? Qual gênero?

Malu Castilho - Eu comecei escrevendo terror e suspense, mas agora estou escrevendo um romance e uma comédia, sempre ficção embora todas as minhas histórias sejam baseadas em fatos ou pessoas reais.

Diana Conrado -  Como roteirista, você cria uma história ou adapta a uma já existente? 

Malu Castilho - As duas coisas, criamos histórias mas pode acontecer de fazermos uma adaptação de um livro ou poemas por exemplo.

Diana Conrado - Há quanto tempo é roteirista?

Malu Castilho - Eu escrevo a muito tempo mas como profissional desde o ano passado.

Diana Conrado - De que maneira você descreveria o processo de escrita das suas histórias? Você faz algum tipo de pesquisa ou preparação?

Malu Castilho - Sim, com certeza, escrevi uma história de serial killer e procurei a consultoria de um médico legista e de uma policial civil, temos liberdade poética, mas é sempre bom pesquisar.

Diana Conrado - E de que maneira você descreveria o processo de elaboração do roteiro?
Malu Castilho - Começamos definindo o gênero e o tema da história, se for preciso fazer pesquisa, depois fazemos o argumento ou storyline, depois a sinopse e título, e aí começamos a escrever a história.

Diana Conrado - De que forma costuma escrever? Os seus roteiros são para cinema ou televisão? Como funciona?

Malu Castilho - Eu escrevo os dois, agora estou escrevendo um seriado de tv e tenho roteiros de longa e curta em fase de produção.

Diana Conrado - Quais dicas e procedimentos gostaria de repassar aos novos escritores e roteiristas? E aos que desejam se tornar um? Quais os passos a seguirem?

Malu Castilho - 90 Por cento dos roteiros que chegam à minha mão pra avaliação têm dois grandes erros, estrutura de livro, roteiro com técnicas de filmagens, roteirista não é diretor para dirigir câmeras ou atores, e a falta de criatividade e clichês nas histórias.
Estudem técnicas de roteiro, e procurem contar uma história como nunca foi contada.

Diana Conrado -  Já foi criticada? Soube lidar com as críticas? Qual é o melhor caminho?
Malu Castilho - Apesar de ter pouco tempo de carreira já fiz um trabalho para um escritor e ele não aprovou, mas eu entendi que na verdade a visão dele do livro não é uma visão de filmagem, e alertei-o sobre isso, filmagem é diferente.

Diana Conrado - Como se sente quando alguém elogia o seu trabalho?
Malu Castilho - Poxa difícil, primeiro eu fico sem graça e depois em êxtase.

Diana Conrado - O que diria para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho?
Malu Castilho - Eu costumo contar histórias com coisas bem nossas daqui da nossa cultura do nosso folclore, vocês vão se identificar muito com minhas histórias.
A CASA DAS SOMBRAS meu longa que está em produção fala sobre um ritual que muita gente faz em casa e não sabe.

Diana Conrado - Qual é a situação literária do Brasil atual?

Malu Castilho - Eu acho lamentável por um lado, por que não existe mais aquele brilho que existia no passado, mas admiro quem ainda se mantém firme escrevendo, quase sem ter retorno, e admiro quem ainda adquiri livros e param pra ler com tantas outras distrações como tv a cabo e internet.

Diana Conrado -  Conte-me sobre o seu atual projeto.

Malu Castilho - Estou filmando em parceria com a OESTV, uma tv virtual o curta DIA DE FINADOS, e estou filmando em parceria com uma produtora o longa A CASA DAS SOMBRAS.
Estou escrevendo um romance em parceria com um diretor e mais duas roteiristas e escrevendo um seriado de tv no estilo policial sobrenatural.

Diana Conrado - Já sofreu bloqueio criativo? Como fez para superar?

Malu Castilho - Acho que quando dei uma pausa pelo fato de não conseguir divulgar, mas o que me fez voltar a escrever foi ouvir as mais incríveis histórias quando morei em Manaus.

Diana Conrado - Costuma escrever pensando em seus leitores? E quanto aos roteiros?
Malu Castilho - Sim, sempre, é de extrema importância pensar no que eles gostariam, principalmente eu que escrevo terror e suspense, sempre me preocupo se não vai chocar demais, e já retirei muita coisa de histórias para não chocar.

Diana Conrado -  Está planejando alguma livro para 2016? Está escrevendo algum roteiro?  Pode contar-me  sobre?

Malu Castilho - Para 2017 planejo escrever A CASA DAS SOMBRAS como livro colocando coisas que foram retiradas da história para se adaptar as filmagens.
Estou escrevendo um romance sobre um casal com necessidades especiais, e também um seriado policial sobrenatural, sobre uma policial que investiga crimes relacionados ao sobrenatural.

Diana Conrado - Qual livro está lendo? Quantos costuma ler em um ano?

Malu Castilho -  Estou lendo A HORA DO VAMPIRO, do meu ídolo Stephen King, e relendo ÉRAMOS SEIS de Maria José Dupre, livro lindo demais.
Costumo ler um por mês, pois meu trabalho toma um bom tempo.

Diana Conrado - Cite 12 livros que você já leu e que indicaria para os leitores do Papo de Papel?

Malu Castilho - Poxa, só 12?
Vou citar meus preferidos.

VELEIRO DE CRISTAL-José Mauro de Vasconcellos
MEU PÉ DE LARANJA LIMA-José Mauro de Vasconcellos
ÉRAMOS SEIS-Maria José Dupre
O CASO DOS DEZ NEGRINHOS-Agatha Christie
O CAVALO AMARELO-Agatha Christie
CAI O PANO-O ÚLTIMO CASO DE HERCULE POIROT-Agatha Christie
OS MORTOS VIVOS-Peter Straub
O MISTÉRIO DO CINCO ESTRELAS-Marcos Rey
CORRIDA INFERNAL-Marcos Rey
A HORA DO VAMPIRO-Stephen King
O ILUMINADO-Stephen King
O CÃO DOS BASKERVILLES-Sir Arthur Conan Doyle

Diana Conrado - Diga o que achou do Papo de Papel? Indicaria à outros escritores?

Malu Castilho - Maravilhoso, sempre indico.

Diana Conrado -  Profissionalmente, já se sente realizada?

Malu Castilho - Claro que não, ainda tenho muito que mostrar muita coisa na minha cabecinha para tomar forma.

Diana Conrado - Em quais redes sociais podemos encontrar o seu trabalho?

Malu Castilho - Tenho um conto chamado COMIDA CASEIRA, no wattpad, e meu curta DIA DE FINADOS, estará no canal da OESTV em setembro, e meu longa A CASA DAS SOMBRAS, estará nos festivais de cinema no ano que vem.

Diana Conrado - O que diria para a escritora Diana Conrado?

Sou sua fã, parabéns pelo trabalho no blog, é lindo e ajuda muito quem está e quer entrar na carreira.


Para saber mais leia também:

Redes sociais do escritor: https://www.wattpad.com/user/MaluCastilho




Diana Conrado - Malu Castilho é uma mulher talentosa, simpática e detém um grande futuro no cinema nacional. E recomendo a leitura do conto "Comida Caseira" para que possa conhecer melhor o seu trabalho.

Desejo uma boa semana a todos! Luz, paz e bem!⚜
Diana Conrado, nascida em Ribeirão Preto em 20 de dezembro de 1987, dedica-se ao Senhor através do seu louvor desde os 3 anos. Aos 10 anos, integrou o grupo de louvor de jovens e, posteriormente, tornou-se a primeira tecladista de uma nova congregação no bairro Jardim Juliana, onde a pequena igreja foi fundamental na salvação de mais de 24 jovens. Com seu primeiro livro, "Os Segredos de José: Do Poço ao Sucesso", lançado em 2021, Diana marca um ponto de virada em sua carreira espiritual, testemunhando sobre milagres e oferecendo um guia para mudanças significativas. Atualmente, trabalha em "Disse Sim, e Agora?", destinado a futuras noivas e esposas. Mantendo seu blog, oferece não apenas conteúdo religioso, mas também entrevistas, resenhas e poesias. Com formação em Letras, psicopedagogia e Psicanálise, além de estudos em Jornalismo, Diana continua seu serviço ao reino.

Comentários