Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFĂ“LIO

Vote na prĂłxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteĂşdo principal

💜Resenha Crítica: Admirável Mundo Novo, ALDOUS HUXLEY 💜


Olá queridos, tudo bem?




A resenha de hoje Ă© do livro "Admirável Mundo Novo", de um cara visionário, Aldous Huxley. Confesso que já havia lido há um tempo e como recentemente precisei reler para conteĂşdo de prova, achei importantĂ­ssimo resenhar e indicar esse livro. Tenho certeza de que quem ainda nĂŁo leu, depois deste texto verá o quanto está perdendo por nĂŁo ler. 

Vem comigo?

Boa leitura!



Avaliação: 🌸🌸🌸🌸🌸


“Tal Ă© a finalidade de todo condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social a qual nĂŁo podem escapar.”          


Aldous Leonard Huxley, autor de uma linhagem de reconhecidos intelectuais em que se destaca a figura do avô, o biólogo Thomas Henry Huxley, defensor das Teorias Darwinistas. Seu primeiro livro publicado foi uma coletânea de poemas, em 1916, mas teve sua personalidade literária assertiva a partir de 1921 com a novela Crome Yellow, seguida das lustrosas sátiras (Antic Hay, de 1923; Folhas inúteis, de 1925; Contraponto, de 1928), pertencentes a um prisma espirituoso, contudo, inexorável as agruras da sociedade contemporânea. Mas foi no período anterior à Segunda Guerra Mundial que as obras de Huxley se elevaram a patamares cada vez mais altos de compreensão e cientificidade em distopia literária social.

Em destaque Ă  obra Admirável Mundo Novo, Huxley tece a visĂŁo real da sociedade dos anos 1920 e 1930, e nĂŁo sĂł isso, mas tambĂ©m a visĂŁo futurĂ­stica como afirmou em datas profĂ©ticas: “As profecias feitas em 1931 estĂŁo para realizar-se muito depressa do que eu calculava”. Ou seja, as fĂłrmulas e tĂ©cnicas de lavagem cerebral e comportamental previstas no sĂ©culo VII d.f (depois de Ford), já estavam prontas para o uso da segunda metade do sĂ©culo XX. PorĂ©m, transcorrido mais de meio sĂ©culo, avançamos profundamente na aplicação rotineira em escala mundial, contudo, ainda nĂŁo igualitária.


Análise da Literatura distópica de Huxley


Sobre a erige do lema do Estado Mundial: “Comunidade, Identidade e Estabilidade”.  A SOCIEDADE FABULOSA Ă© concebida nĂŁo mais de forma natural, as pessoas agora sĂŁo “produzidas” em massas dentro de laboratĂłrios distintas em castas, desenvolvidas por meio do Processo Bokanovsky que tem por instrumento a estabilidade social, de modo a permitir a produção em sĂ©rie de um ser humano por meio de um Ăşnico Ăłvulo em que sejam fecundados 96 gĂŞmeos para uma civilização em cuja ordem excessiva de controle de todos os homens sĂŁo prĂ©-condicionados biologicamente e condicionados psicologicamente em prol dessa estabilidade social e ostensivo desprezo Ă  individualidade.




"Sessenta e duas mil repetições fazem a verdade"



Na sociedade utĂłpica todos sĂŁo felizes, perfeitos, onde a paz reina plenamente sem sequer deixar espaço para dĂşvidas, conflitos e guerras. Os relacionamentos bem como a monogamia, o amor, os  familiares sĂŁo vistos com desprezo e sátiras, pois tudo que Ă© considerado duradouro nĂŁo se aceita. A servidĂŁo tornou-se de fácil aceitação mediante a receita da felicidade quimicamente “comprovada” pelo “SOMA”, uma espĂ©cie de droga do futuro, cujas doutrinas e ideologias eram propagandeadas em cursos noturnos durante o sono. 

A individualidade nĂŁo existe tudo que Ă© citado se passa pensando na personalidade coletiva, de fato, o inconsciente junguiano. Os produtos sĂł devem existir para o consumo e lucro.  Nada Ă© de graça e fora isso, tudo deve ser abolido. Deixando aparente o capitalismo opressor e comunismo exagerado que fazem parte de todas as castas, desde IpĂ­silons a Alfas.





đź’śđź’—đź’ś

Espero que tenham gostado e, claro, que leiam o livro!

Muito obrigada e até mais :)


                              



Diana Conrado, nascida em Ribeirão Preto em 20 de dezembro de 1987, dedica-se ao Senhor através do seu louvor desde os 3 anos. Aos 10 anos, integrou o grupo de louvor de jovens e, posteriormente, tornou-se a primeira tecladista de uma nova congregação no bairro Jardim Juliana, onde a pequena igreja foi fundamental na salvação de mais de 24 jovens. Com seu primeiro livro, "Os Segredos de José: Do Poço ao Sucesso", lançado em 2021, Diana marca um ponto de virada em sua carreira espiritual, testemunhando sobre milagres e oferecendo um guia para mudanças significativas. Atualmente, trabalha em "Disse Sim, e Agora?", destinado a futuras noivas e esposas. Mantendo seu blog, oferece não apenas conteúdo religioso, mas também entrevistas, resenhas e poesias. Com formação em Letras, psicopedagogia e Psicanálise, além de estudos em Jornalismo, Diana continua seu serviço ao reino.

Comentários

Postar um comentário