Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFÓLIO

Vote na próxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteúdo principal

Resenha Crítica: Filme "A Origem"


Gosta de ficção científica? ? ? Mas gosta muito, muito, muito que chega a ser fã? Então "A Origem" é o filme certo, porque é bem elaborado e inteligentíssimo. Se você não assistiu ainda, deve assistir o mais ÓBVIO possível. Ainda mais porque se trata de Leonardo DiCaprio como protagonista....Aaaahhhh!!! Para mim um dos melhores atores do Cinema!

A resenha foi preparada com carinho e está acompanhada por uma análise crítica. 

Não deixe de comentar a favor ou  desfavor e, claro, inscrevam-se no meu Blog. Boa leitura!!!


Avaliação: 🌸🌸🌸🌸🌸


Sobre o filme: O filme anglo-americano lançado em 2010, escrito e dirigido por Christopher Nolan, teve seu desenvolvimento inicial em 2001, quando o próprio Diretor escreveu um tratamento de 80 páginas sobre ladrões de sonhos. A partir dali a história se desenvolveu como um filme de ação, inspirada nos conceitos de sonhos lúcidos e incubação de sonhos.  Depois da compra da Warner, em 2009, as filmagens foram feitas em seis países e quatro continentes, iniciando-se no mesmo ano, em Tóquio e finalizando no Canadá, também em 2009. Bem aclamado pela Crítica e comparado a Matrix.




Oscar

Vencedor nas categorias, abaixo:

- Melhor fotografia
- Melhor efeitos visuais
- Melhor edição de vídeo
- Melhor mixagem de som

Screen Actors Guild Awards

Vencedor nas categorias, abaixo

- Melhor filme
- Melhor filme de ficção científica
- Melhor ator de ficção científica: Leonardo DiCaprio🌸🌸🌸🌸🌸
- Melhor ator coadjuvante: Joseph Gordon-Levitt
- Melhor revelação: Tom Hardy
- Melhor cena de luta: Luta no Hotel sem Gravidade


Elenco

✔Leonardo DiCaprio:  Dom Cobb (Extrator), ladrão especializado em roubar segredos do inconsciente, infiltrando-se nos sonhos das vítimas. Cobb é o líder de uma equipe de seis membros, contando com ele em que tem por propósito controlar as ações de Robert Fischer através dos seus sonhos.

Ken Watanabe:   Saito (Turista), empresário que contrata Cobb, mas deseja em se ajuntar à equipe.

Joseph Gordon-Levitt:  Arthur (Armador) responsável para que tudo saia conforme os planos, certificando-se das informações sobre o alvo e de todos os detalhes do plano.

Marion Cotillard:  Mal (Sombra), uma  projeção da falecida esposa de Cobb, subitamente a Antagonista principal aparece nos snhos de Cobb para atrapalhar e enganar, ela representa o sentimento de culpa que ele sente pelo suicídio dela.

Ellen Page:  Ariadne (Arquiteta) uma estudante de Arquitetura constrói os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos.

Tom Hardy: Eames (Falsificador) assume a forma de outras pessoas para manipular Fischer em seus sonhos.

Cillian Murphy: Robert Fischer é o herdeiro de um grandes negócios e alvo da equipe de Cobb.

Tom Berenger: Peter Browning é padrinho de Fischer e executivo da companhia.

Dileep Rao:  Yusuf (Químico) responsável por formular drogas que sustentam os vários níveis dos sonhos.

Michael Caine:  Miles, mentor de Cobb e pai de Mal, professor de Ariadne, que a recomenda para a equipe.

Pete Postlethwaite:  Maurice Fischer, pai de Robert.

Lukas Haas:  Nash, ex- arquiteto de Cobb, cede o  lugar à  estudante Ariadne.


Sinopse:

O filme se contrapõe entre realidade e sonho. Dom Cobb é o protagonista central, um ladrão especializado em invadir o inconsciente das pessoas-alvos através de sonhos para roubar informações relevantes. Com a missão de influenciar as decisões de determinada pessoa na vida real, forma uma equipe com técnicas valiosas. Contrata arquiteto para construir cidades imaginárias, químicos para formular sedativos, falsificadores para enganar a mente e armadores para construir armadilhas.

Visto brigado a participar de uma última “viagem mundo inconsciente”, com o direito de novamente reencontrar o filho, embarca-se nessa missão nomeada de “Inserção” que significa implantar ideia na mente do alvo. E para concretizar essa missão contrata cinco técnicos que formarão sua equipe perfeita.

Saito (Ken Watanabe) é o homem que contrata os serviços de Cobb, pois deseja alcançar o primeiro lugar como o líder da maior companhia de energia do mundo.

Com certeza “A Origem” será um daqueles filmes clássicos. Não dá para assistir sem prestar atenção nos mínimos detalhes, pois é crucial para o entendimento de cada desenrolar.

Análise Crítica

O filme “A Origem” numa visão psicanalítica traz em si um aspecto freudiano e lacaniano a respeito dos sonhos e significados. Quando estamos sonhando desejamos fugir da realidade que guardamos no profundo do nosso inconsciente, por isso, são muitas das vezes que acordamos para não lidarmos com aqueles desejos e sensações repudiados no plano real.

Como construímos o nosso inconsciente? Construímos a sua estrutura com a linguagem de modo que exista pela convenção de significantes. O ser humano passeia, incessantemente, por vários objetos de desejos, organizando-os em deslocamento Sintagmático ou Metonímico. Para Lacan, que introduziu a Linguística à psicanálise como elemento fundamental, está na linguagem a determinação do sentido, engendrando as estruturas da mente. Essas linguagens são significantes que, por sua vez, são passíveis de novos conceitos a todo momento.

Com o protagonista Cobb, o contrário de outros personagens, jamais aparece em cena morrendo de modo verídico, pois o ato de morrer seria ocupar-se da realidade, ou seja, para fora do sonho, e isso não ocorre porque ele jamais acorda. Quanto às perseguições, elas acontecem porque o protagonista sonhador tenta controlar a dinâmica do sonho. Mas como Cobb faz a façanha de sempre mudar de sonho?  Baseado em a ‘Interpretação dos sonhos, de Freud”, quando um pessoa desperta do sonho, deixa o inconsciente, e, ao dizer o que sonhou, relata o próprio desejo.

Então o que acontece com Cobb? O protagonista em suas façanhas de mudança de sonhos, está preso no inconsciente construído por seus significantes que são o próprio desejo irreal no mundo exterior, mas, real, no plano psíquico, pois é sua fantasia materializada. Só está preso porque deseja ali estar.

*****************************************************************************************



Comentários