Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFÓLIO

Vote na próxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteúdo principal

P.F. Gomez no Papo de Papel com Diana Conrado

Papo de Papel

com Diana Conrado



 Entrevista com P.F. GOMEZ por Diana Conrado

"P.F. GOMEZ é autora do  conto de humor  Na dúvida, fique em casa e do  livro A Rosa Enfeitiçada, que ainda está em andamento. Será o primeiro livro a ser lançado da série Magia & Sedução, com temática cigana,  muita música e dança."

Sábado, manhã de 11 de junho de 2016.

Olá! Quero agradecer a você que veio prestigiar à entrevista com a escritora Patrícia. À você que nos acompanhou e participou na estreia com a participação do escritor, artista e jornalista Carlos Conrado. A entrevistada de hoje também é uma pessoa admirável. É escritora, professora, estudou pedagogia pela UNICAMP (Universidade Estadual de São Paulo) e psicopedagogia pela FACINTER, também formou-se em balé clássico, é mãe, esposa, dona de casa. Enfim….Foi um imenso prazer conhecer um pouco mais de P.F. GOMEZ! Àqueles que ainda não são leitores do Papo de Papel, mas aceitaram o nosso convite, poderão apoiar este espaço com a efetivação da inscrição ao lado direito da tela e acompanhar todos os sábados novas entrevistas. Desejo uma boa leitura e sejam bem-vindos!!!!

Patricia escreve sobre o pseudônimo  P.F.Gomez, é casada, têm dois filhos, um menino e uma menina e mora na região metropolitana de Campinas-SP.

É uma leitora voraz, ama a sua família. Para ela escrever é um desafio, uma distração e a realização de um sonho.

É professora, pedagoga e psicopedagoga, é  resenhista e uma das administradoras do blog Cinderelas Literárias.

Suas  crônicas são publicadas todas às quintas-feiras na fanpage Lig@ dos 7.

Ama Artesanato, dança, música, literatura, bem como a culinária e o ensino.

Aos 11 anos participou de um concurso de poesias do projeto Poesia na Escola realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, nas escolas municipais,  teve o seu poema escolhido e publicado, juntamente com os escolhidos que foram distribuídos na própria rede do município.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 Diana Conrado - Então, escritora…..como se sentiu ao receber o convite para ser entrevistada no Papo de Papel?

P.F. GOMEZ - Certamente, senti-me extremamente honrada por receber o espaço para contar um pouco sobre minha escrita e permitir que os leitores me conheçam.

Diana Conrado - Estou feliz por saber e recebê-la!

Diana Conrado - Conte-me quem é a escritora como pessoa?

P.F. GOMEZ - Sou  uma leitora aficionada, amo a minha família, gosto muito de ensinar, de música, dança, teatro e artesanato.

Diana Conrado - Onde e quando nasceu?

P.F. GOMEZ - Nasci em Campinas/SP no dia 03/10/1972.

Diana Conrado - É casada ou solteira? Tem filhos ou pretender ter?
P.F. GOMEZ - Sou  casada com André há 15 anos,  tenho dois filhos, Lucas com 13 anos e Letícia com 7 anos, e moro em Valinhos/Sp que fica na região metropolitana de Campinas-SP.

Diana Conrado - Para quais cidades do país já viajou?P.F. GOMEZ - Na região nordeste já visitei Natal/RN, Pipa/RN, Salvador/BA, Porto Seguro/BA Aracaju/SE, Fortaleza/CE, Maceió/AL, na região centro-oeste já visitei Brasília/DF e Goiânia/GO, na região sudeste visitei Vitória/ES, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Parati/RJ, Campos/RJ, São Paulo/SP (aqui tenho de observar que já fui à 80% das cidades do estado no qual nasci), Belo Horizonte/MG (conheço as cidades da região sul bem como algumas outras), bem como as cidades no entorno das quais passei, procuro sempre fazer um giro local de 100 km. Meus planos incluem conhecer o sul quando for possível. Dá para perceber que viajar é um dos grandes prazeres da minha vida, na maioria das vezes de carro, observando as belas paisagens do nosso Brasil.

Diana Conrado - Já fez viagem internacional? Quando?

P.F. GOMEZ - Sim, fui ao México em 1998.

Diana Conrado -  É formada em quê?

P.F. GOMEZ - Sou professora, pedagoga e psicopedagoga. Cursei magistério no CEFAM, que eram centros de aprendizado integral mantidos pelo governo do estado de São Paulo, Pedagogia na UNICAMP ( Universidade Estadual de São Paulo) e Psicopedagogia na FACINTER. Tenho especialização em música e educação infantil e diversos cursos na área de alfabetização. Também tenho formação de segundo grau em Processamento de Dados pelo Bento Quirino (cursei ao mesmo tempo que o magistério integral, estudando à noite) e formação em ballet clássico.

Diana Conrado - Em seu tempo de escola gostava de ler e escrever?

P.F. GOMEZ - Sim, sempre! Escrever é um grande prazer, queria tanto aprender a escrever e ler que ficava observando os jornais e anotações de minha mãe que era professora que aos cinco anos e ainda fora da escola, aprendi praticamente sozinha. Ficava perguntando o nome e o som das letras e numa tarde surpreendi minha mãe lendo sozinha um curto trecho… Depois disso, nunca fui capaz de parar!

Diana Conrado - Era boa aluna? De qual matéria mais gostava, e qual mais odiava?P.F. GOMEZ - Sempre fui uma aluna excelente. Tive facilidade em todas as disciplinas o que me causou dificuldades na escolha de minha profissão Nunca odiei nenhuma matéria, tenho um prazer imenso em aprender, meu tempo de estudo era na escola, fora dela, lia muito, dançava, jogava voley, praticava natação, teatro, namorava…

Diana Conrado - Quando você soube que queria ser escritora? Quais foram as suas maiores fontes de inspiração?

P.F. GOMEZ - Na verdade, escrever é um desafio, uma distração e a realização de um sonho. Não decidi ser escritora, isso simplesmente veio naturalmente em um período muito difícil da minha vida pessoal.

Diana Conrado Conta-me como foi o inicio da carreira? Quais foram as maiores  dificuldades? Trilhou caminhos literários errados? Quando e como finalmente encontrou-se?
P.F. GOMEZ - Ainda me considero uma iniciante, tive um diagnóstico de espondilite anquilosante, uma doença autoinune, o que me afastou de minhas funções como professora pois fiquei acamada e durante o tratamento utilizei e ainda utilizo a escrita como um amortecedor para meus sentimentos e também como uma mola de impulso, pois sou extremamente ativa e me vi impossibilitada de realizar tarefas físicas simples. Com essa inércia veio o desespero, a leitura e a escrita voltaram à minha vida com força total. Escrevi a princípio meu primeiro romance  ‘A Rosa Enfeitiçada’, que foi o produto de uma brincadeira em um grupo literário e me deu a ideia inicial desenvolvida em duas semanas e na época disponibilizado no Wattpad, uma plataforma com a qual não me identifiquei.

Minha primeira obra publicada em ebook na Amazon foi o conto de humor Na dúvida, fique em casa (inscrito no concurso Brasil em Prosa) . Ele é o primeiro de uma série de onze contos.

Diana Conrado - O que jamais você escreveria? O que ainda pretende aventurar-se?

P.F. GOMEZ - Não há um gênero no qual não me aventuaria… Tenho um gosto bem eclético na leitura o que se traduz em minhas escolhas de escrita.

Diana Conrado - Você escreve ficção ou sobre realidade?

P.F. GOMEZ - Basicamente escrevo ficção, mas também participo de um projeto com mais 7 autores em uma página no facebook, a Liga dos 7, na qual escrevemos crônicas. Minhas crônicas são publicadas lá todas as quintas-feiras. Também sou resenhista e uma das administradoras do blog Cinderelas Literárias.


Diana Conrado - De qual maneira você descreveria o processo de escrita dos seus livros? Você faz algum tipo de pesquisa ou preparação?

P.F. GOMEZ - Acho a pesquisa fundamental, então para desenvolver uma ideia eu faço uma pesquisa dos temas envolvidos, monto um perfil dos personagens com características físicas, biografia e características psicológicas, faço um grande esquema da ideia e dívido em provaveis capítulos. Também monto linha do tempo e faço diversas anorações quando as ideias chegam ( e elas chegam nos horários mais improvaveis se não anotar, acabo me arrependendo!).

Diana Conrado - De que forma costuma escrever? Qual foi a sua maior dificuldade de escrever um livro?
P.F. GOMEZ - Eu escrevo em curtos espaços de tempo, não posso realizar movimentos repetidos ou ficar numa mesma posição por muito tempo, pois me ocasionam dor, utilizo muito o tablet e o celular, bem como o notebook. E assim vou produzindo sem prejudicar minha saúde física e meu tratamento. Assim mantenho minha saúde intelectual em atividade.

Diana Conrado - Quais dicas e procedimentos gostaria de repassar aos novos escritores? E aos que desejam se tornar um? Quais os passos a seguirem?

P.F. GOMEZ - Minha principal dica é seguir seus sonhos, ler bastante, não desanimar e ouvir críticas sabendo filtrá-las. Invista no estudo da língua portuguesa e se entreguem às ideias quando elas surgirem.

Diana Conrado - Já foi criticada? Soube lidar com as críticas?

P.F. GOMEZ - Sim, já recebi críticas e ouvi todas com atenção utilizando-as para melhorar meu processo de escrita. Não levo para o lado pessoal e acredito que sejam fundamentais.

Diana Conrado - Como se sente quando alguém elogia o seu trabalho?

P.F. GOMEZ - Sinto-me feliz e realizada, pois escrever é entregar um pouco de si mesmo ao outro e descobrir que este ato impactou de uma maneira positiva é indescritível.

Diana Conrado - O que diria para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho?

P.F. GOMEZ - Dêem-me o prazer e a honra de um tempo para conhecê-los!

Diana Conrado - Qual é a situação literária do Brasil atual?

P.F. GOMEZ - Acredito que apesar das dificuldades para conseguir um espaço de publicação nas grandes editoras, que ainda preferem os títulos internacionais e sucessos garantidos de vendas, temos pequenas e médias editoras investindo neste nicho editorial, bem como a auto publicação que chegou com a Amazon e permitiu o desabrochar de muitos autores que sonhavam com a publicação. Vejo isso positivamente, há um mercado de leitores ávidos e escritores muito bons, bem como profissionais de revisão, diagramação, capistas e agentes literários que está se consolidando.

Diana Conrado - Conte-me sobre o seu atual livro.

P.F. GOMEZ - Meu próximo lançamento é o romance A Rosa Enfeitiçada, que agora encontra-se em revisão com previsão de publicação para o final do mês de junho na Amazon. Será o primeiro livro a ser lançado da série Magia & Sedução, com temática cigana, muita música e dança; é um livro que contém temática adulta e portanto indicado a maiores de 18 anos. Foi o resultado de uma brincadeira em um grupo literário como já disse anteriormente.
São livros com casais protagonistas diferentes, mas um enredo que se entrelaça. O segundo romance Cartas Marcadas já está finalizado e será publicado quatro meses após o primeiro.

Diana Conrado - Sofreu bloqueio criativo? Como fez para superar.

P.F. GOMEZ - Acredito que todos passam por períodos nos quais a escrita não flui. Quando isto acontece, me entrego a uma boa leitura e logo as ideias chegam.

Diana Conrado - Costuma escrever pensando em seus leitores?

P.F. GOMEZ - Eu acredito que escrever é uma via de mão dupla: quem escreve o faz para alguém ler, mesmo que para si mesmo, então o leitor é sim um objetivo a ser alcançado e modificado pelas minhas palavras e pelas minhas visões. Modificamos os leitores e eles nos modificam, é uma troca.

Diana Conrado - Está planejando alguma livro para 2016? Pode contar-me  sobre?

P.F. GOMEZ - Além dos livros da Série que mencionei, pretendo lançar mais dois contos.

Diana Conrado - Qual livro está lendo? Quantos costuma ler quantos livros por ano?

P.F. GOMEZ - Estou lendo Obsidian, da Jhennifer L. Armwntrout, para resenha e promoção no blog, leio em torno de 300 livros por ano.

Diana Conrado - Cite 12 livros que você já leu e que indicaria para os leitores do Papo de Papel?

P.F. GOMEZ - Considero algo assim basicamente uma missão impossível! Brincadeira a partir vou indicar 15, alguns que particularmente releio às vezes:

O diário de Anne Frank
Assassinato no Expresso Oriente, Ágatha Christie
Dez dias que abalaram o mundo, John Reed
O Guarani, José de Alencar
Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne
O lado feio do amor, Collen Hoover
A voz do Arqueiro, Mia Sheridan
O iluminado, Stephen King
Insensatez, Tânia Lopes
O amor não tem leis, Camila Moreira
Arma de vingança, Danilo Barbosa
Horas Noturnas,
 Bianca Carvalho
Morte e Vida Severina, João cabral de Melo Neto
O príncipe, Maquiavel
Razão e sensibilidade, Jane Austen

Diana Conrado - Diga o que achou do Papo de Papel? Indicaria à outros escritores?

P.F. GOMEZ - Amei o blog e me identifiquei com a linguagem e o conteúdo, indico a todos com muito prazer!

Diana Conrado - Em quais redes sociais podemos encontrar o seu trabalho?
P.F. GOMEZ - Bem, minhas redes são:

Facebookhttps://m.facebook.com/PFGomez.escritora
Página no facehttps://m.facebook.com/autoraP.F.Gomez/
Instagram @autorapfgomez
Twitter @pfgomezautora
Tumbrlhttp://pfgomezautoraworld.tumblr.com/
Skoob
https://www.skoob.com.br/na-duvida-fique-em-casa-532873ed541549.html
Goodreads
http://www.goodreads.com/book/show/28811797-na-d-vida-fique-em-casa

Diana Conrado - O que diria para a escritora Diana Conrado?

P.F. GOMEZ - Diana, parabéns pelo blog e pelo conteúdo elaborado da entrevista, persevere e continue seu trabalho maravilhoso!

Diana Conrado - Obrigada, querida! Com certeza!


Para saber mais leia também:

Resenhas e entrevistas

Blog Tudo que eu leio
http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2015/10/ebook-na-duvida-fique-em-casa-de-p-f.html?m=1

Blog Cinderelas Literárias
https://cinderelasliterarias.wordpress.com/2015/09/25/na-duvida-fique-em-casa/


Entrevista
https://cinderelasliterarias.wordpress.com/2016/06/04/conheca-nossa-autora-parceira-p-f-gomez/

Blog Livros do Coração
http://www.livrosdocoracao.com.br/na-duvida-fique-em-casa/

Blog Resenhas Nacionais
http://www.resenhasnacionais.com.br/2016/06/p-f-gomez-na-duvida-fique-em-casa-conto.html?m=1

Blog Ramificando Ideias e Realidade
http://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com.br/2016/03/resenha-do-livro-na-duvida-fique-em-casa.html?m=1

Resenha no instagram @livrosemcena
https://www.instagram.com/p/BGSQf2rn_JA/

Crônicas às quintas-feiras na Liga dos 7
https://m.facebook.com/Liga-dos-7-1085343914829743/


Link do escritor:

https://pfgomezautora.wordpress.com

Diana Conrado - Agradeço a todos que mais uma vez nos acompanharam e àqueles que aceitaram o convite. Também agradeço mais uma vez a escritora por ter aceitado o convite! Volter sempre quando puder (risos)!
Durante à semana vocês acompanharão uma Resenha Crítica do livro Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago.
Espero que tenham gostado! No sábado estamos aqui novamente, com a presença de uma  escritora. Me acompanhem nas redes sociais e fiquem sabendo!! Não se esqueçam de comentar, de se inscrever. Gostaria fazer uma crítica ou sugestão, clique em contato e envie-me uma mensagem! Bom final de semana!


Diana Conrado, nascida em Ribeirão Preto em 20 de dezembro de 1987, dedica-se ao Senhor através do seu louvor desde os 3 anos. Aos 10 anos, integrou o grupo de louvor de jovens e, posteriormente, tornou-se a primeira tecladista de uma nova congregação no bairro Jardim Juliana, onde a pequena igreja foi fundamental na salvação de mais de 24 jovens. Com seu primeiro livro, "Os Segredos de José: Do Poço ao Sucesso", lançado em 2021, Diana marca um ponto de virada em sua carreira espiritual, testemunhando sobre milagres e oferecendo um guia para mudanças significativas. Atualmente, trabalha em "Disse Sim, e Agora?", destinado a futuras noivas e esposas. Mantendo seu blog, oferece não apenas conteúdo religioso, mas também entrevistas, resenhas e poesias. Com formação em Letras, psicopedagogia e Psicanálise, além de estudos em Jornalismo, Diana continua seu serviço ao reino.

Comentários