Meus Livros

Parcerias

Carlos Conrado

Marcadores

PORTFÓLIO

Vote na próxima Resenha

Entrevistas

O que estou lendo

Curta a página!

Some of my Work


Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Some text..

Image

Convidados

Quem escreve





Oi, sou a Diana Conrado! Escritora, Redatora e Colunista do jornal Tudo SE, casada, ribeiraopretana e persistente. Aqui você encontra Resenhas Críticas, Crônicas, Poesias Pensamentos, atualizações sobre meus livros e entrevistas com Escritores #PapodePapel. Tudo isso e muito mais! Para melhor me definir, deixo aqui uma frase de Machado de Assis: "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." Sejam bem-vindos!


Leitores

Pular para o conteúdo principal

Amanda Bonatti no Papo de Papel com Diana Conrado



Papo de Papel

com Diana Conrado


Entrevista com Amanda Bonatti por Diana Conrado

"Gosto de escrever um pouco em todos os dias durante a semana, ao menos umas três horas por dia eu me sento ao computador para escrever ou revisar meus textos. Quando estou desenvolvendo uma história, penso nela o dia inteiro e chego até a sonhar com as cenas. De vez em quando também tenho os meus bloqueios literários e a famosa síndrome da folha em branco (risos). Então prefiro me distanciar um pouco do livro e voltar a escrever em outro momento, senão corro o risco de escrever muitas páginas e em seguida apagar todas. O que me ajuda no processo de escrita é estar em silêncio e sozinha, uma sala escura só à meia luz e muita concentração."

 
Sábado, manhã de 18 de junho de 2016.

"Bom dia! Sejam bem-vindos (a) ao Papo de Papel mais uma vez! 
Na entrevista de hoje, recebamos  a ilustre presença da escritora e poetisa Amanda Bonatti, que vai nos alegrar e ensinar, contando um pouco sobre as suas experiências e seu trabalho literário. Queremos dizer, que estamos muito felizes com o resultado das visualizações da primeira e da última entrevista, por isso, aproveitamos para agradecer a todos que têm nos acompanhado. Prestigiem a  nossa entrevistada com o seu comentário ou pergunta.  Não se esqueçam de se inscreverem no blog. Tenham uma boa leitura!"

Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga, Licenciada em Letras, pós-graduada em supervisão escolar e pós-graduanda em Revisão de Textos. Poeta, escritora, autora dos livros publicados: "Ah!mar Itajaí" e “S.O.S Mamãe de Primeira Viagem” e autora do Romance espírita “Lágrimas de Outono”. Que será publicado pela editora Arwen (Selo SER), na Bienal do Livro SP.
 O livro “Ah!mar Itajaí” é dedicado a cidade Itajaí que fica no estado de Santa Catarina, foi nesta cidade que a autora passou toda a sua  infância. Este mesmo livro foi aprovado pela lei de incentivo à cultura de Itajaí e é um livro que é muito trabalhado nas escolas da cidade. 
O livro “S.O.S Mamãe de primeira Viagem” era inicialmente apenas um diário de mamãe onde a autora queria guardar as suas lembranças. Quando resolveu colocá-lo na internet ele ganhou milhares de leitura no Wattpad (hoje tem mais de 14 mil leituras) em pouco tempo, foi contratado por uma editora e lançado na Bienal Internacional do Livro no RJ no ano de 2015. 

O Romance Lágrimas de Outono é inspirado em fatos reais, principalmente a primeira parte, quando a personagem é ainda criança e ele é o seu primeiro romance focado no gênero Drama e com um toque de espiritualidade.


Capa não oficial


Uma curiosidade sobre o Lágrimas de Outono, a autora está escrevendo ele há mais de quatro anos e por ter uma história muito forte ele a consome muita energia e requer alguns afastamentos de vez em quando.
De acordo com a autora, este livro lhe toca demais, pois é inspirado em uma história verdadeira e contado por uma pessoa muito próxima dela. Quis escrevê-lo de uma forma bastante leve e poética para que fosse um romance sensível e emocionante. E sua  experiência no Wattpad mostra que conseguiu tocar as pessoas de uma forma especial e é isso que a deixa também muito emocionada e feliz. Recebe tantos comentários recheados de amor e gratidão, que de acordo com a autora é impossível dela não se emocionar.


"Declara Amanda Bonatti: Foi aos 12 anos que iniciei essa estranha e viciante mania, digo mania pois escrever tornou-se minha loucura, ideia fixa, meu desejo imoderado. Primeiramente, escrevia sobre minhas angústias, minhas dúvidas, amores,
minha vida, aos poucos comecei a juntar fragmentos de alguns sentimentos que observava em outras pessoas e falar através do coração delas, através do meu jeito de ver o mundo."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Diana Conrado - Então, escritora…como se sentiu ao receber o convite para ser entrevistada no Papo de Papel.
 

Amanda Bonatti - Muito honrada e feliz. Adoro participar de entrevistas em blogs; que sempre fazem um excelente trabalho no meio literário.

Diana Conrado - Conte-me quem é a escritora como pessoa?

Amanda Bonatti - Sou uma pessoa muito falante, espontânea e que gosta de manter sempre o alto astral. Gosto de passar meu tempo escrevendo ou estar na companhia da minha família (e dos livros)


Diana Conrado -Onde e quando nasceu?

Amanda Bonatti - Nasci em Rio do Oeste, SC em 7 de janeiro de 1987, mudei-me ainda criança para Itajaí.
 

Diana Conrado - É casado ou solteira? Têm filhos ou pretender ter?
    
 Amanda Bonatti - Sou casada há 6 anos e tenho um filho de 3 anos (Eduardo)

  

Diana Conrado -Para quais cidades do país já viajou?

Amanda Bonatti - Porto Alegre, Gramado, Canela e cidades do interior do Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro (Capital); São Paulo (Capital e cidades do interior), Curitiba (Paraná) e muitas cidades de Santa Catarina (Joinville, Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú).


Diana Conrado - Já fez viagem internacional? Quando e onde?

Amanda Bonatti -Apenas para o Paraguai quando eu tinha dezoito anos (2006).
 

Diana Conrado -É formada em quê?

Amanda Bonatti -Sou formada em Pedagogia e Letras, pós-graduada em supervisão escolar e pós-graduanda em Revisão de Textos.
 

Diana Conrado -Em seu tempo de escola gostava de ler e escrever?

Amanda Bonatti - Eu sempre gostei muito de ler, mesmo antes dos tempos de escola. Lia o mundo antes de ler as palavras e ler o mundo é algo que transcende a uma simples leitura de códigos e símbolos. Mas quando conheci o mundo encantador dos livros e da poesia, me encantei por esse universo mágico e mergulhei fundo!
 

Diana Conrado - Era boa aluna? De qual matéria mais gostava, e qual mais odiava?

Amanda Bonatti - Era sim, apesar de adorar conversar durante a aula. Minhas matérias favoritas era: Língua Portuguesa, Artes e filosofia (nesta ordem). A matéria que eu não gostava era matemática (apenas).


Diana Conrado - Quando você soube que queria ser uma escritora? Quais foram as suas maiores fontes de inspiração?

Amanda Bonatti - Quando publiquei meu primeiro livro “Ah!mar Itajaí” e as escolas começaram a me chamar para participar de homenagens, palestras, oficinas com os alunos. Muitas escolas utilizam meus livros em sala de aula e isso me deixa muito feliz. Minha maior fonte de inspiração sempre foram as pessoas e também os livros e filmes que assistia.
Diana Conrado - Conte-me como foi o início da carreira? Quais foram as maiores dificuldades? Trilhou caminhos literários errados? Quando e como finalmente encontrou-se?

Amanda Bonatti - Foi muito difícil (e ainda é), como acredito que seja para a grande maioria dos escritores brasileiros iniciantes. Tive dificuldade de encontrar uma boa editora e que eu não precisava pagar para ser publicada. Depois, um grande trabalho de divulgação, revisão dos textos e conquista de leitores.
 

Diana Conrado - O que jamais você escreveria? O que ainda pretende aventurar-se?

Amanda Bonatti - Não existe um gênero que eu “jamais” escreveria, aliás, não gosto dessa palavra (nem jamais, nem nunca). Existem alguns gêneros com os quais não me identifico (Romances eróticos e terror), mas, até me arrisquei já a escrever alguns contos mais sombrios.


 Diana Conrado  - Você escreve ficção ou sobre realidade?

Amanda Bonatti - Realidade, na grande maioria.

Diana Conrado - De que maneira você descreveria o processo de escrita dos seus livros? Você faz algum tipo de pesquisa ou preparação?

Amanda Bonatti - Gosto de escrever um pouco em todos os dias durante a semana, ao menos umas três horas por dia eu me sento ao computador para escrever ou revisar meus textos. Quando estou desenvolvendo uma história, penso nela o dia inteiro. Faço sim, muita pesquisa.

Diana Conrado - De que forma costuma escrever? Qual foi a sua maior dificuldade de escrever um livro?

Amanda Bonatti - Quando escrevo eu gosto do silêncio total, nada de barulho nem de televisão nem de pessoas e nem de música. Minha maior dificuldade foi o tempo.


Diana Conrado - Quais dicas e procedimentos gostaria de repassar aos novos escritores? E aos que desejam se tornar um? Quais os passos a seguirem?

Amanda Bonatti - Aos que estão iniciando a carreira como escritores eu digo que sejam persistentes. Não desistam frente aos obstáculos que surgirem (pois são muitos), nem se sintam desmotivados com a eventual falta de apoio ou com as pessoas que mostram que não acreditam para valer no seu potencial. Com determinação, carisma e amor todos podemos colher ótimos resultados.


Diana Conrado - Já foi criticada? Soube lidar com as críticas? Qual é o melhor caminho?

Amanda Bonatti - Ainda não aconteceu de receber uma crítica, mas, apenas conselhos. Reajo muito bem e acredito que as críticas nos ajudam a crescer. O melhor caminho é ler muito, escrever muito e não desistir nunca
Diana Conrado - Como se sente quando alguém elogia o seu trabalho?

Amanda Bonatti - Feliz e incentivada a continuar.
 

Diana Conrado - O que diria para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho?

Amanda Bonatti - Que permitam-se conhecer as obras que certamente alguma delas irá encantar você (rsrs).
 


Diana Conrado - Qual é a situação literária do Brasil atual?

Amanda Bonatti - Acredito que ainda tem muito a melhorar, mas, está sempre em constante crescimento e dando mais oportunidades. Com esse novo mercado digital nós autores ganhamos muito, a leitura tornou-se mais acessível (Com os e-books etc.).
 

Diana Conrado - Conte-me sobre o seu atual livro.

Amanda Bonatti - O Romance Lágrimas de Outono é inspirado em fatos reais, principalmente a primeira parte, quando a personagem é ainda criança e ele é meu primeiro romance focado no gênero Drama e com um toque de espiritualidade. Esse livro me toca demais. Quis escrevê-lo de uma forma bastante leve e poética para que fosse um romance sensível e emocionante. O livro será publicado este ano (2016) pela editora Arwen (Selo SER), na Bienal do Livro SP.
 

Dianna Conrado - Sofreu bloqueio criativo? Como fez para superar?

Amanda Bonatti - De vez em quando também tenho os meus bloqueios literários e a famosa síndrome da folha em branco (hahaha). Então prefiro me distanciar um pouco do livro e voltar a escrever em outro momento, senão corro o risco de escrever muitas páginas e em seguida apagar todas. O que me ajuda no processo de escrita é estar em silêncio e sozinha, uma sala escura só à meia luz e muita concentração.
 

Diana Conrado - Costuma escrever pensando em seus leitores?

Amanda Bonatti - Geralmente penso somente na história mesmo, mas, quando comecei a publicar no Wattpad passei a pensar nos leitores também.
 

Diana Conrado - Está planejando algum livro para 2016? Pode contar-me sobre?

Amanda Bonatti - Apenas o Lançamento do Lágrimas de Outono e continuar a divulgar e vender o S.O.S Mamãe de primeira viagem.


 Diana Conrado - Qual livro está lendo? Quantos costuma ler em um ano?

Amanda Bonatti - No momento não estou lendo nenhum, apenas me dedicando a revisão de Lágrimas de Outono, mas, o último que li foi: O Duque e eu. Costumo na média 24 livros por ano.


Diana Conrado - Cite 12 livros que você já leu e que indicaria para os leitores do Papo de Papel?

Amanda Bonatti - O pequeno príncipe; Madame Bovary, O Duque e eu, O mundo de Sophia, Senhora, A moreninha, O cortiço, O visconde que me amava, Jane Eyre, Orgulho e Preconceito, As Grandes aventuras de Daniella; O que me disseram as flores. 


Diana Conrado - Diga o que achou do Papo de Papel? Indicaria a outros escritores?

Amanda Bonatti - Eu acho maravilhoso que existam pessoas que fazem da leitura algo grandioso, como um blog literário, por isso acho incrível. Indicarei com certeza.


Diana Conrado - Em quais redes sociais podemos encontrar o seu trabalho?

Amanda Bonatti - Em praticamente todas (Facebook, Twiiterm Instagram, Wattpad, Google mais, entre outros.


Diana Conrado - O que diria para a escritora Diana Conrado?

Amanda Bonatti - Parabéns pela iniciativa e trabalho. Adorei conhecer o site e participar da entrevista. Sou muito grata! Sucesso!
Para saber mais leia também:

Link do escritor:
https://www.facebook.com/livrosamandabonatti/?fref=ts
https://www.facebook.com/lagrimasdeoutonoromance/?fref=ts
https://www.facebook.com/sosmamaedeprimeiraviagem/?fref=ts


Diana Conrado Agradeço a todos que mais uma vez nos acompanharam e também àqueles que aceitaram o convite. Agradeço mais uma vez a escritora por ter aceitado o convite! Volte sempre quando puder (risos)! Espero que tenham gostado! No próximo sábado estaremos  aqui novamente, com a presença da Ilustre escritora Morgana Ganzel. Muito bom!!!!  Me acompanhem nas redes sociais e fiquem sabendo!! Não se esqueçam de comentar, de se inscrever. Gostaria de fazer uma crítica ou sugestão, clique em contato e envie-me uma mensagem! Bom final de semana!

Diana Conrado, nascida em Ribeirão Preto em 20 de dezembro de 1987, dedica-se ao Senhor através do seu louvor desde os 3 anos. Aos 10 anos, integrou o grupo de louvor de jovens e, posteriormente, tornou-se a primeira tecladista de uma nova congregação no bairro Jardim Juliana, onde a pequena igreja foi fundamental na salvação de mais de 24 jovens. Com seu primeiro livro, "Os Segredos de José: Do Poço ao Sucesso", lançado em 2021, Diana marca um ponto de virada em sua carreira espiritual, testemunhando sobre milagres e oferecendo um guia para mudanças significativas. Atualmente, trabalha em "Disse Sim, e Agora?", destinado a futuras noivas e esposas. Mantendo seu blog, oferece não apenas conteúdo religioso, mas também entrevistas, resenhas e poesias. Com formação em Letras, psicopedagogia e Psicanálise, além de estudos em Jornalismo, Diana continua seu serviço ao reino.

Comentários

  1. Obrigada pela postagem. Adorei conhecer o blog, feito com tanto carinho e que é apoiador da Literatura Nacional.
    Mil beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário